Pão Francês Feito em Casa

09/06/2009

Pão Frances

Pão Francês Feito em Casa

Ingredientes

  • 4 xícaras de farinha
  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 2 tabletes de fermento biológico fresco ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de chá de açúcar

 Modo de Fazer

A Massa

Esquentar a água até que fique morna o suficiente para não queimar os dedos ao toque (temperatura de chuveiro não muito quente).  Em um recipiente, misturar a água ao fermento até dissolve-lo e ficar uma água cor de barro claro (OBS.: deixar um pouco de água morna reservada para utilizar na massa se for preciso acertar o ponto). Colocar uma colher de açúcar nesta mistura e reservar. Colocar os ingredientes secos (farinha, o sal e a outra colher de açúcar) em uma tigela e misturar. Formar um buraco grande no centro desta mistura e dispejar (com cuidado) a água com fermento reservada no centro do buraco aberto na farinha, pouvilhar uma pitada de farinha por cima e deixar descansar por ums 3 minutos. Passados os 3 minutos misturar tudo com dois garfos fazendo movimentos circulares na direção do centro agindo como uma batedeira até obter uma massa consistente porém macia. Sove um pouco ainda dentro da tijela e verifique o ponto. Se estiver quebradiça, adcione um pouco (muito pouco mesmo) mais de água. Se estiver muito grudenta, adcionar mais farinha até obter uma massa macia, que não grude nas mãos e que não quebre ao sovar. Ao acertar no ponto, trabalhar a massa na bancada com movimentos firmes para a frente, com a parte interna dos punhos, dobrando a massa para tráz, repetindo o movimento virando a massa 90° e sempre no mesmo sentido. Faça isto por apenas 2 minutos e deixe a massa descançar por uns 5 minutos no balcão para ficar mais macia. Sove por mais 5-10 minutos até que a massa fique bem macia e lisa.

Primeira Fermentação (30 minutos)

Forme uma bola com a massa, pouvilhe um pouco de farinha em volta da massa e deixe-a em uma tijeta e coberta com filme plástico e dois ou tres panos de pratos secos por 30 minutos para fermentar.

Segunda Fermentação (30 minutos)

Retire a massa e a coloque no balcão para retirar o ar, primeiramente com um soco seco e depois apertando a massa gentilmente com as pontas dos dedos.  Com um rolo de macarrão (ou cilindro de massa), abrir a massa o máximo que puder. Esta etapa ajuda no desenvolvimento do glútem que é o responsável pela estrutura do pão. una a massa novamente no formato de uma bola e divida-a em duas partes com formato de bolas. Unte-as com um pouco de farinha por todos os lados e coloque-as em uma forma para fermentar por mais 30 minutos.

Formatação e Prova Final (1 hora)

Realize esta etapa com uma bola de massa por vez. Com um soco seco retire o ar da massa e depois apertando-a gentilmente com as pontas dos dedos. Formate o baguete , abrindo uma forma oval de uns 40 x 20 cm com o rolo de macarrão (ou cilindro).  Enrole com as duas mãos no sentido do comprimento para formatar o baguete e com as pontas dos dedos, pince as estremidades para selar bem a massa.  Unte formas com margarina e farinha (pode-se passar semolina no baguete formatado e na forma para um acabamento mais profissional). Deixer crescer por mais 1 hora ou até que as baguetes dobrem de tamanho.

Forno (30 minutos)

Pré-aqueça o forno á 290 graus. Com uma gilete ou faca bem afiada, faça cortes diagonais profundos nas baguetes e coloque-as no forno. Jogue um pouco de água no fundo do forno ou utilize um aspersor jateando água para dentro do forno em cima e em baixo da forma para criar vapor (OBS.: Este procedimento é que vai deixar a casca do seu baguete crocante). Feche o forno imediatamente para não perder o efeito do vapor. Depois de 10 minutos, abaixe a temperatura para 250 graus e jogue mais um pouco de água no fundo do forno ou utilize um aspersor jateando água para dentro do forno em cima e em baixo da forma. após mais 10 minutos abaixe para 220 graus e repita o processo do vapor. Retire o pão assim que estiver com a coloração desejada e se delicie com o pão que acabou de fazer :-) !

About these ads

2 Respostas para “Pão Francês Feito em Casa”

  1. letreiro disse

    Ótima a receita. Funciona!

  2. liv disse

    perfeito!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: